Atmosfera Terrestre

Revista online em: http://www.scribd.com/doc/27900193/Revista-R-Evolution
Janeiro 02 2010

 

Plutão, o corpo celeste mais excêntrico do Sistema Solar, tem uma atmosfera que fica de cabeça para baixo quando comparada com a atmosfera da Terra, isto é, as suas temperaturas aumentam em vez de descer com a altitude.

Recentemente, os Astrónomos conseguiram determinar a concentração de metano, um dos causadores do efeito de estufa, na atmosfera de Plutão, utilizando um telescópio de grandes dimensões do Observatório Meridional Europeu. Estas medições demonstraram ser este o segundo gás mais abundante da atmosfera de Plutão, sendo este responsável pela subida das temperaturas à medida que aumenta a altitude. Devido às elevadas concentrações deste gás, as camadas mais elevadas da atmosfera de Plutão são cerca de 50 graus mais quentes que a superfície do planeta, que por sua vez é feito de gelo e rocha.

A equipa de astrónomos, comandada pelo francês Emmanuel Lelouch, do Observatório de Paris, especula que é possível que exista uma camada fina congelada, ou porções congeladas, de metano e de outros gases na superfície de Plutão. Quando Plutão órbita mais perto do sol, os gases congelados sublimam (vaporizam), arrefecendo a superfície de Plutão e aquecendo a atmosfera do planeta anão.

publicado por (R)evolution às 22:23

Image Hosted by ImageShack.us
Escola Secundária de Penafiel
Elementos: Ana Santana, André Barbosa, Diana Gomes, Lúcia Silva, Mónica Soares e Sara Silva
Turma: 12ºB
Aqui podes encontrar toda a informação sobre a atmosfera do teu planeta, resumos, exercicios, curiosidades, etc ...
(R)evolution

online
pesquisar
 
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
16

17
18
19
20
21
22

24
25
26
27
28
30

31


Video da semana
links
Hey! Tens dúvidas?

Image and video hosting by TinyPic
Este tema barralha-te os "miolos"? Então não percas tempo! Manda já um mail para atm-revolution@sapo.pt c/ a tua dúvida, e brevemente receberás resposta ;P
(todas as segundas e sextas responderemos aos mail's)
Patrocínios

Web: www.joseguimaraes.pt