Atmosfera Terrestre

Revista online em: http://www.scribd.com/doc/27900193/Revista-R-Evolution
Janeiro 04 2010

 

Onde se encontra?

A camada de ozono existe na estratosfera entre os 16 e os 30 km de altitude e é esta camada que nos proporciona a cor azul do céu. Tem apenas 3 mm de espessura.

 

O que é?

O ozono é formado por 3 átomos de oxigénio, que se forma quando um radical de oxigénio reage com uma molécula de oxigénio, constituída por dois átomos de oxigénio, segundo a seguinte reacção química:

 

O . + O2 . O3

 

 

Por sua vez os radicais de oxigénio formam-se devido à dissociação das moléculas de oxigénio, sendo este fenómeno provocado pela radiação ultravioleta, proveniente do Sol.

O2  UV O . + O .

 

O ozono quando presente junto à superfície terrestre, não é desejável em concentrações elevadas visto que é um gás irritante com influência negativa no sistema respiratório do ser humano e pode também dar origem às chuvas acidas. Mas, quando se está a falar do ozono que se encontra na estratosfera, este protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioletas emitidos pelo sol. O ozono, nesta situação, é um filtro de vida porque sem ele, os raios UV (ultravioleta) arruinariam todas as formas de vida existentes no planeta Terra.

 

O que causa a sua destruição?

O Homem é o principal culpado da destruição da camada de ozono. Ele emite diariamente imensas substâncias que se manifestam nocivas à regeneração de ozono, substancias como os clorofluorcarbonetos (CFC) e hidrocarbonetos (HCFC).

 

“Buraco” na Antárctida

Actualmente, confirma-se que o buraco na camada de ozono continua a aumentar na Antárctida permitindo assim que os raios UV atinjam a Terra e consequentemente há um aumento da temperatura e pode mesmo provocar o degelo. A Antárctida é, actualmente, o local onde o buraco da camada de ozono é maior e prevê-se que o “buraco” se feche entre, aproximadamente, 2030 e 2070.

 

 

Camada de ozono em Portugal

Em Portugal, a diminuição da espessura da camada também foi sentida. Há medições da espessura da camada de ozono desde 1951. Os dados recolhidos permitem concluir que a quantidade total de ozono, no período 1968-1997, apresenta uma tendência estatisticamente significativa de redução da espessura da camada de 3.3 % por década, o que é perfeitamente consistente com a redução que se tem observado noutros países da Europa.

 

 

Em 2009, o Parlamento Europeu foram aprovadas novas normas para tentar reconstruir a camada de ozono. As normas vão além do estabelecido no Protocolo de Montreal, pois além de proibir a comercialização de substâncias nocivas à camada, inclui proibição das substâncias contidas em frigoríficos e material de isolamentos de edifícios.

 

 

P.S. - O proximo post será sobre CFC's numa aplicação deste ultimo post.

 

publicado por (R)evolution às 10:45

Parece-me que para o exame este blog vai dar cá um jeito
XD
Ass: MarcoFerreira
Marco Ferreira a 6 de Janeiro de 2010 às 15:09

Olá somos alunos no 8º ano e fizemos um trabalho com o mesmo tema deste blog!
Adoramos o vosso site e pedimos assim o especial favor de visitarem o nosso, que nos deu um trabalhão!

Passem por aqui: www.arquerespiramos.weebly.com
Obrigada pela vossa atenção e esperamos que gostem!
Ar que respiramos a 4 de Junho de 2010 às 20:23

Image Hosted by ImageShack.us
Escola Secundária de Penafiel
Elementos: Ana Santana, André Barbosa, Diana Gomes, Lúcia Silva, Mónica Soares e Sara Silva
Turma: 12ºB
Aqui podes encontrar toda a informação sobre a atmosfera do teu planeta, resumos, exercicios, curiosidades, etc ...
(R)evolution

online
pesquisar
 
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
16

17
18
19
20
21
22

24
25
26
27
28
30

31


Video da semana
links
Hey! Tens dúvidas?

Image and video hosting by TinyPic
Este tema barralha-te os "miolos"? Então não percas tempo! Manda já um mail para atm-revolution@sapo.pt c/ a tua dúvida, e brevemente receberás resposta ;P
(todas as segundas e sextas responderemos aos mail's)
Patrocínios

Web: www.joseguimaraes.pt